Dia 20 de Junho

4º Menarosto do Compassos

Mais Informações

Compra online: www.portalbonvivant.com.br/eventos

SOBRE O EVENTO

A 4ª edição do Menarosto do Compassos, promovida pelo roteiro turístico Compassos da Mérica Merica, aproveita o ferido de Corpus Christi para oferecer aos turistas um almoço típico italiano, assim como o aconchego da povo de Flores da Cunha.

👉 Cardápio:
Estabelecido por lei em 2010 como prato oficial de Flores da Cunha, o menarosto é preparado com carnes de porco, codorna, coelho e frango assadas em um espeto giratório sobre brasas. Sopa de capeletti, macarrão, polenta frita, maionese, pão, saladas e sobremesa completam o cardápio. O ingresso inclui vinhos finos, suco de uva, água mineral e refrigerante.

👉 Atrações:
Animação com o grupo Parceiros do Pampa.

👉 Ingressos:
R$ 65,00

👉 Informações ou Reservas:
Os ingressos podem ser adquiridos pelo Portal Bon Vivant (54) 99164-4719 ou (54) 99979-0868
Reservados pelos telefones (54) 99164-4719 ou (54) 99979-0868;
Ou adquiridos na hora.

👉 Realização:
Roteiro Colonial - Compassos da Mérica Mérica

👉 Apoio:
Prefeitura Municipal de Flores da Cunha
Sicredi
Fante Bebidas
Vitrine Propaganda e Marketing

 

 


Você sabe o que é Menarosto?

Menarosto é um processo que consiste em assar carnes sem ter contato direto com as chamas e fumaça (somente brasas), para isso é utilizado um rolete de espetos que gira lentamente para que as carnes assem por igual. Todo o processo de cozimento leva aproximadamente 5 horas.

Essa técnica foi trazida pelos imigrantes italianos que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Eles utilizavam carnes de caça disponíveis na época e movimentavam o rolete manualmente por meio de uma manivela, pedal ou até roda d’água.

Traduzido ao pé da letra, seu nome significa “levar o assado”, no sentido de girar o assado feito em espetos rotativos. Não era uma refeição comum, pois eram feitas em ocasiões especiais, quando as famílias se reuniam para festejar o sucesso nas caçadas. Desde 10 de agosto de 2010, o Menarosto foi instituído como prato típico oficial de Flores da Cunha através da Lei nº 2.831.