30/07/2019

Você sabia que, durante a 12ª FenaVindima, aconteceu o 1º Festival do Menarosto?

Seis restaurantes integraram o 1º Festival do Menarosto, realizado durante a festa e que apresentou para visitantes de todo o país o prato típico oficial de Flores da Cunha, além da farta gastronomia local.

Durante a programação da festa que ocorreu em 2011, um roteiro de turismo rural foi oferecido aos visitantes, dando a eles o convívio com o interior e as suas atividades do dia a dia, como passeios de carretão, visita às pequenas vinícolas, lanches típicos como a ‘colazione’ e a visita aos parreirais.

O projeto Tirando o Pó incentivou que os comerciantes do município resgatassem objetos e itens antigos, relembrando hábitos, histórias e os derivados da uva, e ornamentassem duas vitrines.

Em função da festa, a Associação de Produtores de Arte e Cultura (Apac) de Flores da Cunha promoveu o Concurso Cultural Dolce Vendemia. O objetivo foi de retratar momentos da época da colheita da uva.

Os Jogos de Colônia já divertia a comunidade antes mesmo da 12ª Fenavindima iniciar. A atividade garantiu a interação entre moradores das comunidades, inclusive do interior. A grande vencedora foi a comunidade do distrito de Mato Perso.

Por ter formação em enologia, a princesa Ariane Schiavenin ministrou cursos gratuitos de degustação de uvas durante a programação da festa.

A comissão da festa era formada pela presidente Cristiane Passarin e vice-presidente Darci Dani. A corte era formada pela rainha Elisa Giani Toigo e as princesas Duana Nesello e Ariane Schiavenin.

Fonte: Livro 50 Anos Fenavindima - Jornal O Florense.