MARCA TURÍSTICA

#aprecieflores

O projeto de desenvolvimento da marca turística de Flores da Cunha foi desenvolvido no segundo semestre de 2018 pela empresa Verdi Design, de Porto Alegre, e supervisionado pelo Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Flores da Cunha.

Para o desenvolvimento da Identidade de Marca turística de Flores da Cunha a VERDI aplicou técnicas de Placebranding (construção da marca lugar) desenvolvidas pela empresa. Inicialmente foi aplicado um questionário com objetivo de identificar a vocação turística do município. Mais de cem pessoas atenderam ao pedido de colaboração com a pesquisa feito pela Secretaria de Turismo, sendo 70% moradores do município. A partir das respostas obtidas definiu-se o posicionamento da marca turística Flores da Cunha.

Sua essência é apresentar Flores da Cunha como um dos principais destinos turísticos enogastronômicos da Serra Gaúcha, baseado em três pilares que dão sustentação a sua essência:

HERANÇA CULTURAL ITALIANA - Flores da Cunha é reconhecida pela preservação das tradições culturais herdadas dos imigrantes. Esta herança manifesta-se na gastronomia, dialeto, arquitetura, festas coloniais, vitivinicultura, entre outras.

VITIVINICULTURA - Flores da Cunha é o maior produtor de vinhos e de uvas do Brasil. A cidade é reconhecida pela Festa da Vindima, pela qualidade das vinícolas e pela Indicação Geográfica Altos Montes.

CLIMA E SOLO - Flores da Cunha está localizada na Encosta Superior do Nordeste do RS. Nesta região estão localizados os montes mais altos da Serra Gaúcha com altitudes de 600 à 800 metros.

Ainda como exercício de posicionamento da marca, definiu-se a Proposta de Valor, um discurso sucinto que deve explicar porque uma pessoa deve escolher Flores da Cunha como destino turístico:

Destino turístico cultural e enogastronômico que tem o vinho e a herança cultural italiana como protagonistas e as belezas naturais como cenário para pessoas de todas as idades apreciarem boa gastronomia, buona gente e belas paisagens durante seus momentos de lazer na Serra Gaúcha.

Este posicionamento norteou o desenvolvimento dos elementos visuais e verbais da marca, sendo adotada a expressão verbal “aprecie Flores” como identidade verbal da marca turística.

A assinatura visual remete a uma taça de vinho, reforçando a vocação vitivinícola do município. Optou-se por uma tipografia contemporânea, elegante e com boa legibilidade. Por ser monocromática a marca pode ser reproduzida e aplicada em diferentes meios facilitando sua disseminação.

Por fim, foram definidas diferentes formas de assinatura da marca: institucional, institucional reduzida, promocional turismo e promocional; visando contemplar as mais variadas situações.


 

PARA FAZER DOWNLOAD DA MARCA COMPLETA:
Clique aqui e faça o download do arquivo zip (24mb) com todas as informações da marca do Turismo de Flores da Cunha.