27/06/2019

Você sabia que Frei Salvador, que viveu em Flores da Cunha, está em processo de beatificação e já é considerado venerável?

VENERÁVEL FREI SALVADOR

A feliz notícia chegou na manhã do dia 07 de maio de 2019, por e-mail enviado pelo Postulador Geral das Causas de Beatificação da Ordem dos Capuchinhos, Frei Carlo Calloni, ao postulador local, Frei Sérgio Dal Moro.
Com a assinatura e divulgação do Decreto, por parte do Papa Francisco, que foi realizada no dia 14 de maio de 2019, o Processo de Beatificação de Frei Salvador Pinzetta entra em seu penúltimo passo, onde agora será necessária a comprovação – por parte da Igreja e da Ciência – de um milagre, para o religioso ser declarado, finalmente, beato, ganhando a “honra dos altares”.
Frei Sérgio Dal Moro, que atualmente acompanha o Processo de Beatificação no Brasil, conta que o relato de, pelo menos, seis milagres relacionados ao Frei Salvador, além de orações e outras informações sobre ele, serão publicados em forma de livreto pelos próximos dias. Os casos serão ainda apresentados a um encarregado do Vaticano, que chegou à serra gaúcha no dia 15 de junho, está realizando um levantamento a respeito destes relatos.

Breve histórico do Processo de Beatificação

O Processo de Beatificação de Frei Salvador Pinzetta, começou ainda em 1977, cinco anos após sua morte, ocorrida em 31 de maio de 1972, com a visita do então ministro geral da Ordem dos Capuchinhos, Frei Pascoal Rywalski, aos freis do Rio Grande do Sul. Ele deu ordem aos superiores da Província a introduzirem a Causa de Beatificação de Frei Salvador que, até 1997, tramitou rapidamente, por meio de inúmeras entrevistas realizadas pelos freis Adelino Pilonetto, Achylles Chiappin, Carlos Coloda e seu grupo, que escreveram as três biografias existentes sobre Frei Salvador.
Neste tempo, aconteceu a exumação dos restos mortais do irmão capuchinho e sua trasladação para a matriz de Flores da Cunha no final de década de 1990, bem como foi instituída a Romaria Vocacional Frei Salvador, que no dia 31 de maio de 2018 chegou a sua 30ª edição.
Depois, a devoção popular a Frei Salvador continuou; as romarias tiveram sequência, sem interrupção, mas o processo jurídico de beatificação ficou sem um coordenador oficial, sem um postulador. Em fins de 2007, o então ministro provincial dos Capuchinhos do RS, frei Álvaro Morés, indicou dom frei Ângelo Domingos Salvador, que estava retornando à província, como postulador local, a fim de retomar o processo jurídico, com o aproveitamento de tudo o que havia sido feito até então.
Dom Frei Ângelo realizou no período de 2007 a 2011 incansável trabalho para organizar toda a documentação. No dia 13 de abril de 2011 foi aberto oficialmente o Processo de Beatificação na Diocese de Caxias do Sul, com a instauração do Tribunal Eclesiástico Diocesano, aí foram convocadas testemunhas que sob juramento de dizer a verdade foram interrogadas sobre a vida, as obras, virtudes, fama de santidade e defeitos do Servo de Deus frei Salvador. O que foi contado pelas testemunhas durante as sessões não pode ser publicado ainda.
Os autos originais do inquérito diocesano, chamado Positio, em duas cópias autênticas, foram entregues à Roma, Vaticano, na Congregação das Causas dos Santos. Tais documentos foram levados para lá pelo então postulador local, dom frei Ângelo Domingos Salvador, no dia 26 de outubro de 2012. (Na foto é possível observar Dom Frei Ângelo segurando a caixa com os documentos do Processo).
No ano de 2018, por questões de saúde, Dom Frei Ângelo deixou de ser o postulador local do Processo. Assumiu por alguns meses a função o frei Celso Bordignon. No final de 2018 ficou responsável de dar continuidade aos trâmites, o frei Sérgio Marcello Dal Moro.
No dia 05 de junho de 2018, em Roma, o Congresso dos Teólogos da Congregação da Causa dos Santos se reuniu para discutir a Positio do Servo de Deus Salvador Pinzetta e o julgamento foi unanimemente positivo: 9/9 votos. O postulador geral das Causas de Beatificação para a Ordem dos Freis Capuchinhos no mundo, frei Carlo Calloni, recebeu oficialmente a ata (Relatio et Vota) desse resultado. No dia 14 de maio de 2019, foi promulgado pelo Vaticano o Decreto que declarou "Venerável" o Frei Salvador Pinzetta. O processo de beatificação do irmão capuchinho entra assim em seu penúltimo passo, onde será necessária a comprovação de um milagre – pela Igreja e pela Ciência – por intercessão de Frei Salvador Pinzetta, para então o religioso ser “elevado à honra dos altares”, como beato.

Site oficial: http://www.freisalvador.org.br

Fonte: https://www.capuchinhos.org.br/…/frei-salvador-pinzetta-e-d…