21/03/2019

Você sabia que na Praça da Bandeira há uma cápsula do tempo?

A cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras. Ela possibilita uma viagem no tempo. É uma aventura entre 2 gerações, envolvendo o tempo atual e quem irá descobri-la no futuro.

A Praça da Bandeira abrigou uma cápsula do tempo no dia 13 de fevereiro de 2016, onde estão alguns documentos que retratam aspectos referentes à obra de revitalização:

  • Foto do lançamento da obra;

  • Fotos da obra;

  • Notícias da obra veiculadas na imprensa;

  • Nota de dinheiro e moedas atuais;

  • Arts dos responsáveis técnicos pela obra;

  • Convite da inauguração;

  • Taça comemorativa a inauguração;

  • Desenho do painel em granito que está fixado no espaço da fonte, feito pelo arquiteto e urbanista Elias Carpeggiani, contendo suas notas a respeito do trabalho;

  • Jornal O Florense – edição 12 de fevereiro de 2016;

  • Informativo da Prefeitura;

  • Mensagem do Ilmo. Sr. Lídio Scortegagna, Prefeito Municipal.

Mensagem ao povo de flores da cunha

Florenses!

É com profunda emoção que, no dia 13 de fevereiro de 2016, participo da cerimônia de inauguração da revitalização da praça da bandeira.

As obras de melhoria, sonho antigo de nossa comunidade, foram concretizadas e estão hoje materializadas em cada banco, cada flor e em cada pavimento que podemos visualizar nesta praça.

Estão materializadas também nas novas árvores e na grama aqui plantadas, que a natureza se encarregará de desenvolver, trazendo frescor, sombra e vida a este local.

Devo dizer que esta revitalização é fruto de muito esforço e dedicação de toda uma equipe que acredita que a gestão pública pode e deve mudar a vida das pessoas, oferecendo serviços e qualidade de vida para toda a comunidade.

Esta praça é nossa. Esta praça é de todos. Foi pensada, projetada e construída para proporcionar um espaço de lazer agradável para cada um dos que hoje prestigiam esta inauguração, e para as futuras gerações - que espero -, possam brincar e crescer usufruindo da nova praça.

Aos homens e mulheres que futuramente residirão neste município envio, através destas palavras, o meu mais profundo desejo de que se preservem os valores fundamentais que caracterizam a nossa sociedade, como a importância do trabalho, da família, da fé, do respeito e da tolerância – características estas que nos tornam um município pujante e alegre, de acentuado progresso, agricultura forte, indústrias, comércio e serviços consolidados, frutos do trabalho e esforço de cada cidadão florense.

Que reste a todos o compromisso de zelar por este espaço público de convivência.

Lídio Scortegagna

Prefeito de Flores da Cunha

O Prefeito Municipal, Lídio Scortegagna acompanhado da senhora Tarsila Dalbosco Gazzi de 91 anos de idade e as crianças que no dia da inauguração da Praça da Bandeira completaram 3 anos de idade: Natália Ebre de Oliveira, filha de Marciana e Jonatan e Taís Espanhól Gloyacki, filha de Fatima e Bernardo, que representavam a memória e o futuro da praça, foram convidados para o ato de inumação da cápsula, que ficou guardada na estrutura em concreto ao lado do porta bandeiras, para que as gerações futuras possam um dia reviver esse momento que estavam celebrando naquele dia 13 de fevereiro de 2016.

Créditos foto: Tatiana Cavagnolli.