07/11/2019

Você sabia que o nome do Distrito de Mato Perso tem uma história peculiar?

O distrito de Mato Perso está a uma distância de 25 quilômetros de Flores da Cunha e seu nome tem uma história peculiar. Ao medir as terras da antiga Colônia Caxias, os agrimensores se equivocaram e os quatro travessões que compõem parte da 9ª légua foram ‘esquecidos’. Alguns anos depois do término da medição percebeu-se que uma gleba de terra tinha ficado perdida. Por isso, o nome Mato Perso. Por muitos anos, o distrito ficou isolado do município devido ao difícil acesso. Em 1934, o então prefeito Heitor Curra construiu uma ponte de madeira coberta que permitiu a travessia do Arroio Herval – por meio do distrito de Otávio Rocha. A ponte de madeira foi demolida em 1976, durante a gestão de Raymundo Paviani, para dar lugar a uma de alvenaria. A ponte é ainda hoje o principal elo de ligação entre Flores da Cunha e Mato Perso.

Uma curiosidade do distrito é que na comunidade de Santa Juliana existe um diabo acorrentado à santa e que está presente no altar da igreja.

Fonte: https://www.jornaloflorense.com.br/noticia/geral/7/gincana-cultural-50-anos-fenavindima-confira-todas-as-tarefas/6662