20/11/2019

Abertura da colheita do mirtilo ocorreu no interior de Flores da Cunha

Na agroindústria Silber são produzidos aproximadamente 8 mil quilos da fruta, numa extensão de 1,5 hectares

Ocorreu no final da tarde desta terça-feira, dia 19, a abertura oficial da colheita do Mirtilo, na propriedade da agroindústria Silber,  na localidade do Travessão Carvalho, no distrito florense de Otávio Rocha. No local são produzidos aproximadamente 8 mil quilos da fruta, numa extensão de 1,5 hectares, sendo que a safra ocorre entre os meses de novembro e janeiro. A cidade conta ainda com outros cinco agricultores que produzem o mirtilo.

A agroindústria Silber utiliza praticamente 70% da produção para a fabricação de doces e geleias, o restante é vendido in natura. A agroindústria também se tornou um ponto turístico, e está integrada com outros estabelecimentos no roteiro Otávio Rocha Vila Colonial, através do Caminhos do Mirtilo.

Participaram da abertura da colheita as secretárias da agricultura, Stella Pradella, e do turismo, Fátima Ortiz, o subprefeito de Otávio Rocha, Remi Damin, a rainha da FenaVindima 2020, Fernanda Molon Andreazza, a princesa Júlia Brandalise Dondé,  representantes da Emater, empresários, gerentes de instituições financeiras e lideranças comunitárias.

Caminhos do Mirtilo

O passeio pela propriedade conta com sete pontos de paradas, contando a história da família, da fruta, e também com áreas para de observação da paisagem, já que no local encontra-se um vale, onde podem ser observados os montes e a cidade de Nova Pádua. Para participar do passeio por agendamento o ingresso custa R$ 20,00, com direito a degustação de doces, sucos, cucas e geleias a base de mirtilo. Informações pelo telefone (54) 3279 1050.

MIRTILO

O mirtilo (Vaccinium myrtillus), também conhecido como blueberry, é uma pequena frutinha arredondada de cor roxa intensa quando madura. Essa fruta cresce em pequenos arbustos que gostam de climas mais frios, por isso, seu maior cultivo concentra-se na região Sul do Brasil. No entanto, o mirtilo vem ganhando cada vez mais popularidade e já é possível encontrá-lo mais facilmente para compra. Os mirtilos estão entre as frutas mais ricas em antioxidantes, que é de onde vem a maior parte de seus incríveis benefícios à saúde. Estudos recentes revelaram que os mirtilos também ajudam a combater fatores que levam a doenças cardiovasculares, reduzindo o colesterol, diabetes, a pressão sanguínea, também podem ajudar a reduzir o risco da doença parkinson ou alzheimer e o estresse oxidativo. O mirtilo contém polifenóis e ácido elágico, componentes que estimulam os mecanismos do corpo que eliminam substâncias cancerígenas.