13/02/2026

Casa Eva inaugura espaço de enoturismo em Flores da Cunha e abre nova fase da vinícola em soft opening

Espaço da vinícola integra a rota turística da Região dos Altos Montes, o terroir mais alto da Serra Gaúcha

A Casa Eva Vinhos e Vinhedos dá um passo decisivo em sua trajetória ao abrir seu espaço de enoturismo em Flores da Cunha. Instalado em uma residência quase centenária — que foi lar do avô e do pai das sócias — o local, que fica na área da vinícola, passa a receber o público para degustações guiadas, wine bar, jantares harmonizados, experiências temáticas e eventos culturais, sempre com o vinho como fio condutor. O projeto arquitetônico, de interiores e todo o conceito visual do espaço são assinados pela arquiteta e sócia Marcele Muraro que conduziu o restauro mantendo a preservação de pisos, forros, esquadrias originais e outros elementos, a casa traduz a proposta da marca: receber com cuidado aos detalhes, valorizar a história e transformar o vinho em experiência.

Neste primeiro momento, a operação ocorre de forma gradual, permitindo ajustes e refinamentos no atendimento. O espaço está preparado para receber grupos de até 30 pessoas, mediante agendamento, em um ambiente onde arquitetura, mesa posta e narrativa visual caminham juntas. Essa integração é parte central do conceito desenvolvido por Marcele, visível em elementos como os rótulos dos vinhos transformados em papel de parede em um dos ambientes, porcelanas que dialogam com esses desenhos e as listras em tons de bordô e rosé — presentes nos pavilhões e em diferentes detalhes — que constroem uma identidade visual coerente e conectam passado e presente.

A abertura do enoturismo consolida um movimento iniciado em 2023, quando a Casa Eva lançou suas primeiras linhas de vinhos finos: Essência, composta por rótulos jovens e frescos, e Sentidos, que reúne vinhos com passagem por barrica e espumantes elaborados pelo método tradicional. O portfólio inclui Chardonnay, Rosé, Moscatel Rosé, Cabernet Franc, Viognier, Pinot Noir, Marselan, Tannat e os espumantes Blanc de Noir Brut e Nature. Em 2025, a vinícola também apresentou a Coleção Personas, com o rótulo A Visionária, Chardonnay com 12 meses em barrica de carvalho francês de primeiro uso (500 litros).

Com vinhedos conduzidos dentro dos critérios exigidos pelo regulamento da Indicação de Procedência Altos Montes, a Casa Eva cultiva variedades como Cabernet Franc, Marselan, Chardonnay e Alvarinho, garantindo qualidade desde a origem. Em 13 de janeiro de 2026, dois novos produtos foram indicados ao selo de IP Altos Montes: o Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Cabernet Franc e o Vinho Fino Tinto Seco de Guarda Marselan, ambos ainda inéditos no mercado, com lançamento previsto para este ano. As indicações somam-se ao Cabernet Franc 2025, primeiro vinho da marca a receber o selo, reforçando a consistência técnica e a expressão do terroir mais alto da Serra Gaúcha. E é na Cave Alberto (batizada com o nome pai das sócias), antigo porão da casa, que amadurecem em barricas de carvalho os rótulos que recentemente receberam o selo de IP. No espaço também são realizadas degustações especiais para pequenos grupos de visitantes.

Fundada em 1950 por Alcides Muraro e conduzida por seu filho Alberto até 2013, a Casa Eva é hoje liderada por cinco mulheres da família: as filhas Alessandra, Karine, Marcele e Francine Muraro, ao lado da mãe, Maria Inês. A vinícola, que por décadas teve sua produção voltada essencialmente ao vinho de mesa, incorporou com força a produção de vinhos finos a partir de 2023. A gestão feminina imprime à marca um olhar sensível e contemporâneo, que une técnica, identidade regional e narrativa.

Com a abertura do espaço de enoturismo, a Casa Eva amplia sua atuação e passa a se posicionar como um destino de experiências na região, conectando vinho, gastronomia, cultura e história em um mesmo lugar. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram @casaevavinhosevinhedos.

SERVIÇO | Casa Eva – Soft Opening

Varejo
Atendimento de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Wine Bar (atendimento por agendamento)
– Terça e quarta-feira: das 13h às 18h30
– Quinta e sexta-feira: das 15h às 20h30

– Sábados: a partir do dia 7 de fevereiro, das 14h às 19h

Degustações guiadas
De segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio.

Almoços e jantares harmonizados
Experiências para grupos de 12 até 30 pessoas, mediante agendamento.

Localização
Travessão Rondelli, 14.600  – Flores da Cunha | Serra Gaúcha
Integra a rota turística da Região dos Altos Montes.

Informações e agendamentos
📞 WhatsApp: (54) 9690-9660
📷 Instagram: @casaevavinhosevinhedos

Mais informações:

Alessandra Muraro / Assessoria de Imprensa da Casa Eva

54.98118.4410