04/08/2020

Confira as principais regras da Bandeira Laranja

Novas medidas valem até o dia 10 de agosto

A partir da determinação do Governo do Estado, divulgada nesta segunda-feira, dia 3, a região da serra volta a ser classificada com bandeira laranja, conforme protocolos previstos no Modelo de Distanciamento Controlado. Apesar das novas liberações a secretaria da saúde reforça a importância de todos serem responsáveis e conscientes para com suas atitudes, respeitando o distância social e a higienização pessoal e dos ambientes coletivos.

Confira as determinações da bandeira laranja:

Podem abrir com restrições

·         Administração Pública: serviços não essenciais podem atuar com 50% de trabalhadores. De habilitação de condutores, com 75%.

·         Agropecuária: agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura podem atuar com 100% de trabalhadores.

·         Alimentação: restaurantes à la carte, prato feito e bufê sem autosserviço (inclusive em beiras de estrada), lanchonetes e padarias podem atender com 50% de trabalhadores.

·         Alojamento: hotéis e similares podem operar com 50% dos quartos, com exceção dos de beira de estrada, que podem utilizar 100% dos quartos.

·         Comércio com 50% dos trabalhadores: de veículos, manutenção e reparação de veículos, atacadista e varejista não essencial (todos com presença de público restrita). Centros comerciais e shoppings podem atender com lotação de 50% e monitoramento de temperatura.

·         Comércio com 75% dos trabalhadores: Atacadista e varejista de itens essenciais, varejista de produtos alimentícios (mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares) e postos de combustíveis (vedada a aglomeração).

·         Educação: autorizadas atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão dos ensinos Médio e Superior, com 50% dos trabalhadores e 50% dos alunos e monitoramento de temperatura. Escolas de idiomas, música, esportes, dança, artes cênicas, arte, cultura, formação profissional e continuada, cursos preparatórios para concursos, treinamentos e similares também podem operar com a mesma carga.

·         Indústria com 75% dos trabalhadores: serviços de construção, extração de carvão, petróleo e gás (com monitoramento de temperatura), fumo, têxteis, vestuário, couros, calçados, madeira, impressão, derivados do petróleo, químicos, borracha, plástico, metalurgia, equipamentos de informática, materiais elétricos, máquinas e equipamentos, veículos, móveis, produtos diversos, manutenção e reparação

·         Indústria com 100% dos trabalhadoresa: alimentos, bebidas, papel e celulose, farmoquímicos e farmacêuticos (com monitoramento de temperatura)

·         Serviços com 100% dos trabalhadores: funerárias e pesquisa científica e laboratórios (pandemia)

·         Serviços com 75% dos trabalhadores: assistência veterinária, bancos, lotéricas, vigilância, segurança, serviços para edifícios (limpeza e manutenção)

·         Serviços com 50% dos trabalhadores: parques e reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos (25% do público), reparação e manutenção de objetos e equipamentos, lavanderias, organizações sindicais, imobiliárias (presencial restrito), serviços de contabilidade, auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade, call-center, faxineiros, cozinheiros, babás, motoristas e jardineiros.

·         Serviços com 25% dos trabalhadores: teatros, cinemas, casas de espetáculo (exclusivo para captação audiovisual). Museus, bibliotecas, arquivos, ateliês e MTGs podem operar por atendimento individualizado e agendamento. Academias (16m² por pessoa), clubes sociais e esportivos (para atletas profissionais e amadores, sem público), clubes profissionais de futebol (jogos sem público), missas (25% de público), serviços de cabelereiro e barbeiro, petshop, agências de turismo, passeios e excursões.

Não podem abrir

·         Restaurantes de autosserviço ( buffet livre)

·         Instituições de ensino: as atividades presenciais da Educação Infantil e ensinos Fundamental, Médio e Superior seguem proibidas.

·         Casas noturnas, bares e pubs

·         Parques temáticos e similares

·         Eventos em ambiente fechado ou aberto