18/09/2019

Dia da vestimenta gaúcha municipal ocorre nesta quinta-feira, dia 19, em Flores da Cunha

A bombacha, juntamente com toda a indumentária característica do gaúcho, é considerada traje oficial desde 1989, quando foi aprovada a Lei Estadual da Pilcha

A comissão organizadora dos Festejos Farroupilha de Flores da Cunha está sugerindo que a comunidade possa usar a indumentária gaúcha nesta quinta-feira, dia 19. O envolvimento tem o apoio das escolas municipais, do poder público e do comércio. No Rio Grande do Sul, a bombacha, juntamente com toda a indumentária característica do gaúcho, é considerada traje oficial desde 1989, quando foi aprovada a Lei Estadual da Pilcha pela Assembleia Legislativa.

Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

Pilcha Masculina

·         Bombacha

Calça de origem turca, era usada pelos pobres na Guerra do Paraguai. São largas na Fronteira, médias no Planalto e estreitas na Serra, quase sempre com "favos de mel". Necessariamente de cós largo, sem alças para a cinta e com dois bolsos grandes nas laterais. Em ocasiões festivas tem cores claras, sóbrias e escuras para viagens ou trabalho.

·         Camisa

Cores sóbrias ou claras, com padrão liso ou riscado discreto com gola esporte ou social. Mangas curtas para ocasiões informais ou de lazer e longas para eventos sociais-formais.

·         Lenço

Atado ao pescoço, de uma ou duas cores ou xadrez miúdo e mesclado. Na cor vermelha, branca, azul, amarelo, encarnado, preto (para luto) e bege. Xadrez de branco e preto é para luto aliviado.

·         Pala

Serve para proteger apenas do frio e da chuva, o pala tem origem indígena e serve para proteger contra o frio, sendo de lã ou algodão, e de seda para proteger contra o calor.

·         Guaiaca (espécie de cinto)

Para guardar moedas, palhas e fumo, cédulas, relógio e até pistola.

·         Esporas

"Chilenas" ou "nazarenas" de prata ou de outro metal.

·         Tirador

Para lida campeira, sem enfeites.

·         Chapéu e barbicacho

Usados como proteção contra o sol. Não é recomendado o uso do chapéu em lugares fechados, como no interior de um galpão.

·         Faixa

Tira de pano, preferencialmente de lã, usada na cintura com o propósito de prender a bombacha.

·         Colete

·         Botas

·         Paletó

 

Pilcha Feminina

·         Vestido

Vestido, saia e casaquinho, de uma ou duas peças, com a barra da saia no peito do pé. Pode ser godê, meio-godê, em panos, em babados, ou evasês.

·         Saia de armação

Discreta e leve, na cor branca, diferentemente da indumentária típica baiana.

·         Bombachinha

Ciroulas na cor branca, de comprimento até os joelhos. Pode ser rendada ou não.

·         Meias

As meias devem ser longas, brancas ou beges, para moças e senhoras, admitindo-se as coloridas discretas para as gurias (mirins). As mais maduras podem usar meias de tonalidades escuras.

·         Sapatos

Os sapatos (pretos, brancos ou beges) podem ter salto 5 ou meio salto com tira sobre o peito do pé, que abotoe do lado de fora, para moças e senhoras. As gurias (mirins) usarão sapatos com tira sobre o pé, tipo sapatilha. Também podem ser usadas botinhas fechadas atendendo às respectivas descrições.

·         Acessórios

Permitidos - Fichu de seda com franjas ou de crochê, preso com broche ou camafeu, xale (especialmente para as senhoras), brincos discretos, anéis (um ou dois), camafeu ou broche, capa de lã ou seda, leque, faixa de prenda ou crachá, chapéu (em ambientes abertos).

Não permitidos - Brincos de plástico ou similar colorido, relógios e pulseiras, luvas ou meia-luvas e colares. Sombras, batons ou unhas coloridas em excesso, sapatilhas amarradas nas pernas, saias de armação com estruturas rígidas.