15/12/2020

Documentário "Legado Italiano" está disponível em site exclusivo

Diretora Marcia Monteiro aborda diferentes aspectos da imigração italiana para o Brasil

Heranças dos primeiros imigrantes italianos que começaram a se estabelecer na Serra Gaúcha a partir de 1875, aspectos como a religiosidade, a música, a gastronomia, a arquitetura, a indústria, o talian e o vinho são a matéria-prima da diretora Marcia Monteiro no documentário "Legado Italiano". O filme produzido pela Camisa Listrada, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews e Celeiro Produções, pode ser assistido em formato on demand (locação digital) pelo site exclusivo www.legadoitaliano.com.br. A distribuição é da Lança Filmes.

Em 84 minutos, descendentes de imigrantes e especialistas em diferentes áreas contribuem com explicações e relatos carregados de emoção a respeito daquele que é considerado um dos maiores fluxos migratórios da história, ocorrido no final do século 19. Ao todo, a equipe visitou 20 cidades no Brasil e na Itália para entrevistar 94 pessoas.

"Durante a minha pesquisa para o filme, percebi que, para sobreviverem e progredirem, os imigrantes tiveram que contar uns com os outros, e o filme também foi realizado na base do mutirão, através da contribuição de várias pessoas e entidades e empresas que acreditaram nessa história", salienta a diretora.

No Rio Grande do Sul, as gravações ocorreram na Serra e no Vale do Caí, nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Vila Flores e São Sebastião do Caí. Cada uma evidencia um dos temas desenvolvidos no filme.

"Lembro que uma das coisas que me chamou atenção ao conhecer um pouco da cultura italiana foi perceber que a música tinha uma grande força como legado, como uma manutenção dessa tradição do canto trazida pelos ancestrais", recorda Marcia.

E foi em Flores da Cunha onde nasceu Angelo Giusti, compositor da letra de "La Mérica", conhecida popularmente como "Mérica Mérica", decretada em 2005 como o hino oficial da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul. Essa musicalidade é tão presente que um dos atrativos turísticos da cidade recebeu o sugestivo nome de Compassos da Mérica Mérica, no qual cada propriedade visitada tem um totem com um refrão da música.

Já no país europeu, Marcia visitou as regiões do Trentino e do Vêneto, de onde saiu o maior número de imigrantes para o Brasil, e Gênova, de onde partiam os navios a vapor com destino à América.

"São quatro anos dedicados a esse projeto que agora vai chegar ao público. Estudando, conhecendo pessoas e histórias, trago comigo um fator que me marcou muito: constatei que a solidariedade entre os que chegavam da Itália foi fundamental. Mesmo vindo de lugares diferentes, falando dialetos diferentes, quando a sobrevivência dependia da união de todos, surge o que considero a grande força dessa região e dessa história: o mutirão", reflete Marcia.

"Legado Italiano" tem produção e produção executiva de André Carreira, direção de fotografia de Elton Menezes e Dandy Marchetti e montagem de Pedro Vinícius. A trilha sonora original é assinada por Mú Carvalho, com violoncelo de Jaques Morelenbaum.

Patrocínio: Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) - Região Uva e Vinho e Rodoil. Apoio cultural: Salton, Peterlongo, Simonaggio e Giordani Turismo. Apoio de lançamento: Fecovinho.