Integrantes do programa Flores da Cunha DTI se reuniram para o encerramento da etapa de propostas de ações em inovação
Integrantes do programa Flores da Cunha Destino Turístico Inteligente (DTI) se reuniram na Colônia Muraro, em 28 de novembro, para o encerramento da etapa de propostas de ações em inovação. O encontro, iniciado às 17h, teve como objetivo a sistematização das contribuições que irão integrar Flores da Cunha às melhores práticas em destinos turísticos inteligentes, um movimento em curso em todo o país.
A participação dos envolvidos foi destacada como base para a continuidade do processo de construção coletiva direcionado ao setor do turismo no município. “Flores da Cunha vive um momento de expansão do turismo. Esta colaboração de especialistas em temas tão relevantes para o desenvolvimento de nossa cidade através do DTI vai nos dar condições de impulsionar nosso crescimento e qualificação para o turismo”, explica Tiago Centenaro Mignoni, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Flores da Cunha.
“O encontro representa mais um passo importante para consolidar Flores da Cunha como um destino turístico inteligente, alinhado às tendências e inovações que impulsionam o setor”, podera Cristiane Viel, consultora do Sebrae RS.
Sobre Flores da Cunha Destino Turístico Inteligente (DTI)
O programa Flores da Cunha Destino Turístico Inteligente (DTI) foi instituído pelo Decreto nº 6560/2023. O objetivo é fortalecer e consolidar estratégias para o município de Flores da Cunha e fortalecer a cidade como DTI até 2030, abordando áreas como governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia e experiência do turista. É coordenado pelo Sebrae RS, pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com apoio do Inova RS Serra Gaúcha. Em 2023, ocorreram quatro encontros, nos quais foram desenvolvidos os planos de ação de cada eixo para os anos de 2023, 2024 e 2025, visando a possível implementação dos objetivos delineados.
“O tema dos destinos turísticos inteligentes integra a área estratégica do turismo no âmbito do programa Inova RS Serra Gaúcha. Desde março de 2022, o tema vem sendo discutido e passou a ser incorporado na estratégia do Ecossistema Regional de Inovação da Serra Gaúcha, de modo a promover o tema e fomentar junto aos municípios da região enquanto “região turística”, para que se integrem a essa estratégia nacional promovida pelo Ministério do Turismo”, completa Silvia Nunes, gestora de inovação e tecnologia.
___
Texto: Milene Rostirolla | Jornalista MTB 0019976/RS - especialista em Inovação e Gestão