07/02/2023

MDBFair reuniu 4.500 pessoas em Flores da Cunha (RS) no final de semana

Em formato de feira, evento atraiu público da região em três dias de música e valorização de negócios locais

O Parque da Vindima Eloy Kunz, em Flores da Cunha (RS), recebeu cerca de 4.500 pessoas durante a realização da primeira edição do MDBFair – Red Rooster Edition entre os dias 3, 4 e 5 de fevereiro. O evento foi uma ramificação diferenciada do MDBF (Mississippi Delta Blues Festival), o maior festival de Blues da América Latina, que possui 13 edições realizadas em Caxias do Sul (RS), além de Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

O desejo do idealizador Toyo Bagoso, de trazer aos presentes um formato mais versátil, a preços populares, para acolher, além do público noturno, também crianças, famílias e pessoas de várias idades, foi concretizado. “Envolver toda a comunidade é a maneira mais prática de criar essa cultura de apreciar eventos locais, formados por artistas e empreendedores da região que devem ser cada vez mais valorizados”, afirma Toyo.

Tendo como inspiração a histórica feira ao livre de Chicago, a Maxwell Street Open-Air Fair, realizada no estado norte-americano desde o início do Século 20, o MDBFair reuniu 28 expositores que disponibilizaram produtos e serviços dos mais variados segmentos, como artesanato, música, moda sustentável, gastronomia e decoração, entre outros. Ainda, quatro palcos receberam mais de 30 atrações musicais da região, de renome estadual e nacional.

Com apoio fundamental do poder público, por meio de Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e apoio do Conselho Municipal de Cultura de Flores da Cunha, o MDBFair já faz parte, desde esta edição, do calendário oficial de eventos da Prefeitura Municipal de Flores da Cunha. Outra entidade essencial ao evento, responsável pela realização e execução desse projeto, é a Associação dos Produtores de Arte de Cultura (APAC) de Flores da Cunha, tendo como seu representante o músico e produtor cultural Felipe Corso, um dos coordenadores da feira. “A presença e o retorno positivo do público foram ainda melhores do que imaginávamos. Estamos muito felizes com os resultados e gratos pelo envolvimento, participação e esforço de todos”, aponta Felipe.

Momentos especiais

Além dos shows e dos expositores, outras atrações tornaram o MDBFair um evento diferenciado. Um exemplo foi a participação de uma intérprete de Libras durante as apresentações realizadas nos palcos Red Rooster Stage, o principal do evento, e Flowers Blues Stage. Isabel Varriale Damian trabalha há 13 anos com deficientes auditivos e autistas, e foi convidada pela organização do evento para traduzir as letras das canções apresentadas, as quais estudou por semanas para compreender o contexto e interpretá-las de maneira a transmitir o ritmo e o significado das músicas por meio do corpo e da língua de sinais. “A acessibilidade tem que ser colocada de forma bela, através da arte, e devemos valorizar quem promove essa visibilidade. O MDBFair teve essa iniciativa incrível favorecendo os surdos, tão presentes na nossa sociedade mas, muitas vezes, invisibilizados pela falta de acesso à cultura. Fiquei muito honrada pelo convite da organização”, explica. Os shows com as traduções realizadas pela Isabel estarão disponíveis em breve no canal do YouTube do evento.

Outros momentos especiais foram as apresentações da Mahaila Estúdio de Artes, de Flores de Cunha, com coreografia criada especialmente para o MDBFair e da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul reprisando a apresentação realizada no MDBF 2022, em clima gospel, além dos divertidos e misteriosos truques do mágico L. Richard.

Financiamento: Pro Cultura RS, Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Realização e Execução: Associação de Produtores de Arte e Cultura (APAC) de Flores da Cunha

Patrocínio: SAS Plastic, Romanzza, Supermercado Vermelhão e Vinícola Gazzaro

Apoio: Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, Serrasul Telecom e Mineração Florense

_____________
Texto: Dinâmica Conteúdo Inteligente

Crédito da foto: Álan Novello