20/07/2022

Nos Compassos da simplicidade, rota investe mais de R$ 5,2 milhões no turismo de experiência

Roteiro Compassos da Mérica, em Flores da Cunha, conta com seis empreendimentos que potencializaram seus atrativos e planejam encantar ainda mais nos próximos anos

Um roteiro turístico colonial que te leva a sentir os compassos da simplicidade e do cotidiano do interior. Um roteiro pra te fazer sentir-se em casa, seja lá de onde tu venhas. Estamos falando do Roteiro Colonial Compassos da Mérica Mérica, atrativo turístico resultado da união de seis famílias da Comunidade Nossa Senhora do Carmo e Travessão Rondelli, no interior da cidade maior produtora de vinhos dos país.

O Compassos, como é carinhosamente conhecido na região, foi criado em 2011 e conta com seis empreendimentos, cada qual com suas peculiaridades e que, juntos, tornam essa rota especial e completa. No último ano, o Compassos presenciou uma verdadeira transformação em seus empreendimentos. Com a pandemia, que despertou em muitas famílias o desejo de estarem mais próximas da natureza e dos prazeres da reunião entorno de uma boa mesa farta, as propriedades construíram novos espaços, mas, principalmente, novas experiências. Juntos, investiram e ainda devem investir mais de R$ 5,2 milhões, somando também melhorias realizadas pelo poder público em vias e pavimentações.

Hoje essas famílias abrem não apenas as portas de suas propriedades, mas seus corações para bem receber aos visitantes, trabalhando com a terra e levando a vida com leveza e harmonia. “O Compassos da Mérica é um dos mais antigos roteiros da cidade e por muitos anos as nossas propriedades não fizeram novos investimentos, buscando até mesmo a consolidação da atividade. Com o passar do tempo e vendo no turismo uma importante fonte de renda e desenvolvimento, os investimentos foram necessários com o intuito de atender o que os visitantes procuravam. E a pandemia acelerou esse processo, onde as famílias sentiram realmente falta de um espaço de gastronomia, de lazer, de contato com a natureza. Tudo o que temos por aqui”, valoriza Fernandes Muraro, presidente do Compassos da Mérica.

Vínculo entre iniciativa privada e poder público

Os investimentos, principalmente nos últimos dois anos, ganharam a atenção da região, em harmonia entre as diferentes esferas econômicas da cidade. “Nosso alcance aumentou e o poder público também auxilia neste sentido. O turismo agrega e movimenta a economia de uma cidade de forma geral. O comércio sente e a engrenagem funciona em conjunto. As nossas propriedades têm investido com o objetivo de agradar os visitantes que buscam novas experiências”, complementa Fernandes Muraro. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, a atual administração municipal de Flores da Cunha está sempre próxima dos empreendimentos turísticos do município. Os investimentos públicos para qualificar a infraestrutura no Compassos da Mérica, aliados às ações de desenvolvimento para auxiliar as empresas e do trabalho de promoção turística, que divulga Flores da Cunha como destino turístico, somam-se aos esforços que os empresários têm realizado a fim de alcançarmos resultados de sucesso para o turismo local. “Reconhecemos e valorizamos o trabalho de longo prazo que cada empresário do Compassos da Mérica desempenha para bem acolher aos visitantes, reunindo na rota atrativos com experiências que encantam os turistas e são excelentes opções de lazer para a comunidade de Flores da Cunha”, ressalta.

As atrações somam inserções nas atividades interioranas, como o passeio de carretão, as trilhas em meio à natureza e a colacion, além de cultivo de cogumelos, visitas à vinícolas, passeios pela história local, muita gastronomia e bons vinhos, espumantes e sucos de uva. A criançada também pode contar com um turismo pedagógico cheio de boas surpresas. Levando consigo a canção Mérica Mérica, música símbolo da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo autor escolheu essas terras para viver e nelas descansa até hoje, conheça cada uma das propriedades e, para saber mais, acompanhe @compassosdamerica nas redes sociais ou pelo site www.compassosdamerica.com.br.

As propriedades

- Adega Mascarello | @adegamascarello

Mantida por uma família de raízes fincadas na vitivinicultura, a Adega Mascarello elabora vinhos de mesa e também rótulos de variedades finas – todos a partir de uvas colhidas em vinhedos próprios.

Um projeto para a reformulação do varejo sairá do papel no próximo ano, ampliando o serviço do vinho na propriedade. A estrutura da vinícola também receberá investimentos. “Nos últimos meses percebíamos o retorno dos visitantes, mas de forma mais familiar. Agora os grupos maiores e excursões também estão retornando”, comenta o enólogo e proprietário da Adega, Jamur Mascarello.

De segundas-feiras a sábados, das 8 às 18h

Domingos, das 9h às 17h

Endereço: No Km 100 da ERS-122

Contato: (54) 9.9164.4719

- Casa do Cogumelo | @casadocogumelofc

Em meio aos vales cobertos por vinhedos, a Casa do Cogumelo surpreende com a produção de cogumelos Shitake e Shimeji. A delicadeza do cultivo encanta, bem como os espaços de bistrô e jardim, recém-inaugurados pela família Bolzan.

A ideia de investimento começou com a proposta de aumentar o espaço de produção, depois virou um varejo completo e, sentindo a procura dos visitantes, se tornou um bistrô com jardim e uma vista linda para os vales. “Transformar os cogumelos em turismo não é uma ideia de hoje, mas decidimos aproveitar as nossas belezas naturais para uma demanda que fomos sentido dos turistas, especialmente pós-pandemia”, conta o proprietário Joel Bolzan. O cardápio da Casa é diferenciado, privilegiando o cogumelo como personagem principal, tanto no cardápio do bistrô como no do jardim. A proposta está sendo aprovada pelos visitantes, que agora podem degustar também um café da tarde servido ao ar livre. “Nossa ideia é que as pessoas venham para a Casa do Cogumelo e se sintam em casa. Nós acolhemos com muito carinho”, complementa Bolzan.

Funcionamento

Sextas-feiras, a partir das 19h30min, jantar com rodízio de massas, risotos e carnes

Sábados, das 11h30min às 22h30min, com cardápio de jardim, almoço e jantar

Domingos, das 11h30min às 18h, com cardápio de jardim e almoço

(É importante que sejam feitas reservas para os almoços e jantares)

Endereço: Capela Nossa Sra. do Carmo

Contato: (54) 9.9124.4164

- Casa Gilioli | @vinicolagilioli

Com tradição vitivinícola familiar na elaboração de vinhos comuns e finos, o empreendimento foi um dos incentivadores do cultivo de cepas brasileiras para vitivinicultura. Um acervo de objetos históricos integra o passeio pela propriedade que oferece visitas para grupos mínimos de 10 pessoas, com degustação e passeio pela propriedade. As vendas e produção de vinhos têm ganhando destaque na Gilioli, que terá em breve o lançamento de nova embalagem e marca.

Funcionamento

Venda de vinhos em horário comercial e visitas com agendamento.

Endereço: Estrada dos Vinhais, nº 1.000

Contato: (54) 9.9605.8480 ou (54) 3292.2772

- Colônia Muraro | @coloniamuraro

Um destino para sentar na sombra das árvores, com os pés descalços na grama, e saborear um espumante, vinho ou suco acompanhado de tábuas de frios, brusquetas e uma paz que não tem igual. A Colônia Muraro une contato com natureza, turismo pedagógico e de experiência de forma surpreendente.

Um amplo projeto está sendo trabalhando pela família e inclui até uma hospedagem bem ao estilo interior. A curto prazo, o acesso à propriedade será reformulado e um novo espaço irá complementar as experiências do pátio. “Sentimos a necessidade de criar um local que agregue às nossas atividades, sendo confortável em todas as estações do ano. O turismo pedagógico irá receber ainda mais atenção e o nosso intuito é, com toda a nova infraestrutura, proporcionar cada vez mais experiências aos visitantes para que eles se sintam bem em nos visitar e visitar Flores”, aposta a proprietária, Vânia Branchini Muraro.

Além do pátio, a Colônia Muraro oferece passeios de carretão, trilhas e caminhadas em meio ao verde, com contato com os animais e o dia a dia da colônia. O playground em forma de navio é a diversão da criançada.

Funcionamento

Atendimento aos sábados e domingos, das 13h30min às 18h. Nos demais dias, com agendamento.

Endereço: Travessão Rondelli

Contato: (54) 9.9905.3054

- Famiglia Veadrigo | @famigliaveadrigo

Tradição na vitivinicultura e empreendedorismo feminino fazem parte da história da Famiglia Veadrigo. Hoje a Enoteca é a novidade, um espaço cheio de charme, mantendo a tradição vitivinícola e gastronômica familiar, aliada à elegância e conforto de sentar com as pessoas que mais amamos para momentos que ganham nossas memórias e nosso coração. O varejo da vinícola também foi completamente reformulado, mantendo as antigas características, mas agora em linhas modernas de mobiliário. O restaurante, que desde 2009 enche de sabor quem passar por lá, está aberto com almoço aos sábados e domingos. “Principalmente com a pandemia percebemos um comportamento do visitante mais voltado a curtir atividades ao ar livre, aproveitar a vida e as pessoas que gostamos. Assim foi criada a Enoteca, com um cardápio repleto de delícias”, garante a enóloga e proprietária do espaço, Fabiane Veadrigo.

Além do varejo, restaurante e Enoteca, a Famiglia Veadrigo também pretende investir na vinícola, pensando na demonstração de todos os processos de elaboração do vinho. “Flores da Cunha cresceu muito no turismo nos últimos anos e isso é bom para todos. Não existe concorrência no turismo, mas sim forças que se somam e tornam um destino atrativo aos visitantes. Hoje percebemos a demanda muito maior do que quando começamos a investir nesta área”, valoriza Fabiane.

Enoteca: de segundas-feiras a sábados, das 11h às 17h

Varejo: de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h; sábados, das 10h às 17h; e domingos, das 10h às 15h

Restaurante: almoço tradicional aos sábados e domingos, das 12h às 14h

Endereço: Junto à ERS-122, no Km 101

Contato: (54) 3292.3511

- Família Pagno | @familiapagno

A Cantina Pagno é o destaque desta propriedade, um espaço gastronômico, de eventos e ares que nos transportam para outras épocas. A antiga vinícola da família foi toda recuperada e ganhou nova função, com a gastronomia do clássico almoço italiano servido na mesa. Além disso, há uma trilha para cachoeiras, passeio de carretão e a ‘colacion’ nos vinhedos.

O novo espaço gastronômico foi inaugurado recentemente e é a concretização de um sonho da família. “Trabalhamos com o turismo desde 2011, inicialmente como forma de diversificar nossa renda e valorizar a propriedade, entendendo que Flores é um importante destino turístico. Em 2015 paramos de vinificar, deixando o espaço da vinícola, que carrega a histórica da família e uma arquitetura muito típica, ocioso. Então transformamos em um restaurante, o sonho da família que hoje vem se tornando a nossa principal fonte de renda”, conta Ricardo Pagno, proprietário do empreendimento.

O cardápio típico dos almoços de domingo é extenso e cheio de sabores. “Buscamos a gastronomia local, farta e com o tempero da ‘nonna’ junto ao acolhimento, que é característico da região”, resume Pagno. Os investimentos na propriedade não param por aí: os planos futuros incluem ainda a estruturação do jardim de 4 mil metros quadrados e o restauro da casa centenária da família, que será transformada em uma pousada.

Funcionamento

Atendimento no restaurante aos domingos, das 11h30min às 14h (é importante fazer reserva). Outras atividades com agendamento.