03/12/2020

Novo filme turístico do município promove a marca "Aprecie Flores"

O filme, que tem lançamento previsto para a segunda quinzena de dezembro, com veiculação nas redes sociais, terá versões de três minutos, 30 segundos e 15 segundos

Flores da Cunha como um destino único para visitação turística. Esta é a proposta do novo filme publicitário do município, "Aprecie Flores". A produção inédita vai apresentar os passeios turísticos já tradicionais da cidade, trazendo o título de maior produtor de vinhos do Brasil e, embora pertencente a uma região turística de cultura e comportamento bastante similares, vai destacar as particularidades locais.

O filme, que tem lançamento previsto para a segunda quinzena de dezembro, com veiculação nas redes sociais, terá um manifesto de três minutos de duração, três versões de 30 segundos e cinco versões de 15 segundos no formato story - o primeiro será veiculado já neste final de semana, nas redes sociais do turismo de Flores da Cunha.

O conceito da obra é sofisticar a imagem dos principais roteiros turísticos do município e as atrações com maior potencial para visitação, fazendo referência aos roteiros dos Vinhos dos Altos Montes, Otávio Rocha Vila Colonial e Compassos da Mérica, Mérica. A gastronomia típica e a contemporânea são outros elementos ressaltados. Também ganham espaço os novos empreendimentos, como a visitação a Casa dos Cogumelos e o Caminho dos Mirtilos nos Doces Silber, com produção da agricultura familiar.

Três protagonistas com perfis distintos fazem as personagens visitantes: um chef formado pela Escola Internacional de Gastronomia que já conhece a cidade, uma jovem bióloga que está na região a trabalho, e um arquiteto aposentado, apreciador de vinhos, que vive a viajar durante a Melhor Idade. O elenco que interpreta os personagens é formado por Cássio do Nascimento, Laura Linn e pelo veterano da dramaturgia brasileira, Clemente Viscaíno. 

Cássio é um ator gaúcho em ascensão no cenário audiovisual nacional. Pode frequentemente ser visto no intervalo comercial da televisão, em anúncios como Coca-Cola, Banrisul e, atualmente no comercial do serviço de streaming Disney+ pelo banco Bradesco. O ator já tem no currículo participações nos filmes Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, nas séries Todas As Mulheres do Mundo (Rede Globo, disponível pela Globo Play), Submersos (Paramount Channel) e Jezabel (Record TV).

A atriz Laura Linn é gaúcha de Porto Alegre e há anos mora em Los Angeles, na Califórnia. É formada pela American Academy of Dramatics Arts, em Nova York, uma das mais renomadas escolas de atuação, que formou atores como Robert Redfort, Anne Hathaway e outras estrelas de Hollywood. Seu filme mais recente é "The Furnace", dirigido por Darrel James Roodt (diretor indicado ao Oscar). A atriz está no Brasil desde o início da pandemia.

Clemente Viscaíno, o mais facilmente reconhecido do elenco, é paulista e mora há muitos anos em Porto Alegre, cidade da sua esposa. No cinema, o ator estrelou obras como "Nosso Lar" e "Carandiru". Está escalado para o elenco de "Gênesis", da Record, tendo já integrado outra novela bíblica, "Rei David". O ator também é conhecido por novelas de grande sucesso do público como "Patrulha Salvadora"(SBT), "Caminho das Índias", "Pecado Capital"e "Fera Ferida" (Rede Globo). Para os mais velhos, a voz de Viscaíno é conhecida desde que o ator dublava o personagem de desenho animado Pepe Legal.

O diretor do filme, Juliano Carpeggiani, afirma que a oportunidade de contar com o elenco de peso veio através do Cássio Nascimento, o primeiro ator a ser convidado. Segundo ele, as indicações para os papeis do apreciador de vinhos e da bióloga vieram de trabalhos realizados anteriormente pelo ator. "Foi incrível ver a dignidade com que atores desse nível entregaram às falas que escrevi no roteiro. A cada repetição de tomada, o Viscaíno trazia mais emoção ao texto, colocando gestos e improvisando trejeitos com um grau de competência e profissionalismo que nunca tinha presenciado antes num set. Vai ser um orgulho para todos os florenses". O diretor revela também que o elenco ficou encantado com o capricho e a receptividade dos empreendedores turísticos em Flores da Cunha. "Parte das reações do elenco durante o filme são as suas vivências reais".

Para a Secretária de Turismo, Fátima Ortiz, o filme é o resultado de um amadurecimento expressivo na infraestrutura, no bem-servir, no atendimento ao visitante, que posiciona Flores da Cunha como um dos principais destinos turísticos do Estado. "Trata-se de um filme de apelo turístico que o município terá como cartão de visitas pelos próximos anos".

O filme "Aprecie Flores" tem investimentos da Prefeitura Municipal em parceria com a iniciativa privada, através da marca de móveis Florense. A realização é da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, produzido pela Cosmonauta Histórias & Filmes com co-produção do Armazém de Conteúdo.

Ficha técnica:

Juliano Carpeggiani - Diretor

Marcelo Conrado (Marcelo Augusto Machado dos Reis) - Assist. Direção

Pâmela Sartori Hauber - Dir. Produção

Ana Luísa Fabris de Moura - Assist. Produção

Samara Raquel Pereira da Silva - Figurino / Maquiagem

Waldomiro Augusto Aita - Dir. Foto

Lucas Serres Barreiros - Assist Foto

Laura de Campos Linn - Atriz

Cassio do Nascimento - Ator

Clemente Viscaino - Ator

Produção: Cosmonauta Histórias e Filmes

Co-produção: Armazém de Conteúdo

Realização: Secretaria Municipal de Turismo de Flores da Cunha

Foto: Waldomiro Aita/Cosmonauta Histórias & Filmes