09/11/2022

Participação de Flores da Cunha no Festuris 2022 já apresenta resultados

O evento propiciou negócios na área do turismo

De 3 a 6 de novembro ocorreu a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. A abertura oficial contou com a presença do prefeito, César Ulian, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, e da secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella. O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos das Américas e uma das mais antigas em atividade no mercado.

Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e Food & Drinks Experience. Neste ano, Flores da Cunha teve seu estande individual e localizado na área Food & Drinks Experience. Para fazer jus ao ambiente de experiências, uma parceria com a Altos Montes (@altosmontesoficial) permitiu que o público degustasse os vinhos das vinícolas florenses ligadas à associação. Já a gastronomia foi apreciada a partir da prova do presunto cru produzido pela Gran Nero (@granneropresuntocru).

Quem esteve no estande de Flores, além das experiências enogastronômicas, teve a oportunidade de visitar uma vinícola do município sem sair da feira. Por meio de um óculos de realidade virtual, os espaços únicos da Luiz Argenta (@vinicolaluizargenta) puderam ser contemplados. Essa ação foi realizada junto à Núcleo Sistemas (@nucleosistemas). As soberanas da Fecouva também participaram da feira, representando as festas e a hospitalidade do município.

Os negócios

Os agentes de viagens são o maior público do Festuris. A feira foi uma oportunidade para divulgar Flores da Cunha como destino turístico a esses profissionais e, em meio a muitos contatos, alguns resultados foram instantâneos. Já na segunda-feira, dia 7, um grupo de 13 agentes de viagens do Rio de Janeiro e do Recife estiveram no município para ampliar seus conhecimentos acerca do nosso turismo.

A visita aos empreendimentos florenses foi técnica, assim, os profissionais poderão repassar as experiências que viveram por aqui aos seus clientes. A Vinícola Salvattore (@vinicolasalvattore), a Escola de Gastronomia (@ucsgastronomia), a Caldart Graspa Artesanal (@caldart_graspa_artesanal), os Vinhos Viapiana (@vinhosviapiana) e o Paradouro do Suco (@paradourodosuco) foram os atrativos turísticos visitados pelo grupo. Os agentes também adquiriram clássicos produtos do município na loja Franshop Especiarias (@franshopespeciarias).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, afirma que juntamente ao trade turístico, os trabalhos realizados promovem a marca Flores da Cunha e garantem o reconhecimento do município como um destino que os agentes de viagens de todo o país queiram incluir em seus portfólios e oferecer aos seus clientes – nossos futuros turistas. “Os resultados alcançados confirmam que estamos no caminho da prosperidade e temos que seguir investindo na estratégia de relacionamento com o mercado de profissionais do turismo", destaca Mignoni sobre as realizações da administração municipal no Festuris 2022.