20/07/2020

Primeiros empreendimentos aderem ao Selo do Turismo Responsável

Colônia Muraro e Hotel e Restaurante Dona Adélia já estão habilitados junto ao Ministério do Turismo

A Colônia Muraro, do Roteiro Turístico Compassos da Mérica Mérica, e o Hotel e Restaurante Dona Adélia, do Roteiro Turístico Otávio Rocha Vila Colonial, foram os primeiros empreendimentos florenses a se adequarem e aderirem ao Selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. O mesmo tem o objetivo de auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos que assegurarem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR), assim, só poderá ter o novo selo o empreendimento já cadastrado ou que realizar o mesmo.

Para solicitar o selo, o interessado deve:

- Estar com situação regular no Cadastur (ter o cadastro) ou realizar o mesmo através do link https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/;

- Acessar o site da iniciativa (http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel);

- Ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua (se tiver mais que um segmento, verificar todos os que atua – restaurante, serviço, indústria, etc...);

- Se adequar conforme esses protocolos;

- Clicar em “Faça sua adesão” e fazer o cadastro;

- Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento o que poderá resultar em revogação do selo (por isso a importância de se adequar conforme os protocolos).  Dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelo e-mail turismo2@floresdacunha.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3279-3600, ramal 217.