12/02/2021

Santuário de Nossa Senhora da Uva

O santuário se localiza na Província de Verona/Vêneto município de Povegliano

Conheça a história do Santuário de Nossa Senhora da Uva:

História
A igreja de Santa Maria sulla Via Secca data do final do século XII (1101 a 1200). Floresceu na Idade Média, quando junto ao Santuário existia também uma estrutura para acolher enfermos e peregrinos. O afresco da Dormição de Maria, venerado no Santuário, data do século XIV.
A estrutura do Santuário tem sofrido sucessivas adaptações, nomeadamente a ampliação da igreja em 1600 e a construção do altar-mor, concebido desde o início para albergar o admirável quadro da "Dormição de Maria".
Depois de vários eventos, o santuário passou por um período de abandono progressivo, mas foi recentemente restaurado ao seu esplendor original por uma reestruturação global pela população local, formada em um "Comitê para o Santuário", ainda em atividade.
Desde 2000, o Santuário é animado por uma comunidade religiosa de Irmãos da Sagrada Família. É um santuário paroquial (Povegliano) e a liturgia que aí se celebra respeita os ritmos e os caminhos da paróquia.
 
A denominação
O santuário é popularmente chamado de "Madonna dell'Uva Secca". O curioso nome pode ser explicado como uma distorção da Via Secca ou com uma antiga tradição oral: diz-se que um dia, durante a época da vindima, uma senhora misteriosa passou pelo santuário e pediu ao agricultor um cacho de uvas. O último negou a ela, e no dia seguinte toda a vinha secou.
A história, como todas as lendas, pretendia transmitir um ensinamento às pessoas simples da época: quem não se doa com generosidade, encontra-se com a própria vida murcha; uma mensagem sempre válida e atual.
 
Arte no santuário
A construção é em estilo românico; o presbitério e o altar-mor são de caráter barroco.
A torre sineira é encimada por uma cúpula em forma de cebola, como nas igrejas orientais. Nas paredes podem ser admiradas algumas pinturas: Sagrada Família com San Rocco (autor desconhecido, séc. XVII) cuja moldura mostra o escudo municipal; Santo Antônio de Pádua (Biagio Falcieri, 1588-1630); A Anunciação (escola Orbetto), A Madonna entronizada com a criança e os anjos (Antonio Badile, 1539).
O afresco da Dormição é atribuído à escola de Altichiero e Avanzo: duas telas, uma em cima e outra embaixo, emolduram o afresco e formam um tríptico que exalta a glorificação de Maria. As telas são do pintor veronês Marcantonio Bassetti (1588-1630).
Junto ao altar-mor existem duas estátuas, representando a Fé e a Esperança.
Alguns ex-votos foram preservados, o que testemunha a devoção de muitos fiéis.
 
A área externa do santuário
O santuário ergue-se no centro de uma área verde, constituída pela praça, um amplo relvado, onde se instalam as estruturas da festa anual (meados de agosto, por ocasião da solenidade da Assunção), a casa da a comunidade religiosa, uma barchessa e um edifício diretamente anexado ao corpo do santuário, que está sendo reformado para oferecer espaços para a recepção de peregrinos e para iniciativas de formação cristã.
(Texto traduzido do italiano)
Fotos: 1. a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus; 2. detalhe do Menino com o cacho; 3. interno do Santuário, com destaque o quadro que apresenta a "dormição de Nossa Senhora". e 4. o Santuário dela Madonna del Uva Seca
 
 
Fonte: Floriano Molon