30/06/2020

Selo do Turismo Responsável pode ser buscado por empreendimentos florenses

O mesmo tem o objetivo de auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos que assegurarem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza

A Secretaria de Turismo  de Flores da Cunha reforça que já está disponível o processo para o cadastramento  do "Selo do Turismo Responsável" para todos os empreendedores do segmento. O mesmo tem o objetivo de auxiliar o turista que, na retomada das viagens, irá procurar por estabelecimentos que assegurarem o cumprimento dos requisitos de higiene e limpeza para prevenção da Covid-19. Os protocolos foram construídos em parceria com o trade, levando em consideração as diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O selo estará vinculado ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (CADASTUR). Portanto só poderá ter o selo quem tiver o cadastro no CADASTUR. Estão disponíveis para: Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas, Guias de Turismo, entre outros.

Solicitação do Selo

Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa (http://www.turismo.gov.br/seloresponsavel), ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua, se adequar com todas as normas para ter direito ao selo e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende os pré-requisitos determinadas e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento o que poderá resultar em revogação do selo. Em caso de empresas, o selo já se encontra disponível. No caso dos guias de turismo, ele deverá estar disponível em cerca de 20 dias.

Cadastro no Ministério do Turismo – CADASTUR

Este serve para estar no Ministério do Turismo e é obrigatório para hotéis, restaurantes, vinícolas, enfim, para todos os prestadores de serviços turísticos. Lembrando que as vinícolas devem se cadastrar como Prestador Especializado em Segmentos Turísticos. Se o empreendimento tiver mais que uma atividade (por exemplo: eventos e restaurante), deverá cadastrar todos os segmentos separadamente, e assim, pedir os selos individualizados de cada setor. O link para o cadastro é : https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/

Telefone da Secretaria de Turismo: (54) 3279 3600, ramal 217